Pesquisa escolar

quinta-feira, 29 de março de 2012

Páscoa



      Ter esperança e poder recomeçar é a grande perspectiva do ser humano. A certeza de sermos livres, de não estarmos amarrados por nenhum destino nos possibilita a passagem de um estilo de vida para outro, da escravidão para a libertação, da dominação para a dignidade, da morte para a vida. É a Páscoa que pode acontecer na nossa vida. E para os cristãos, essa esperança se fundamenta na fé da morte e ressurreição de Cristo.

Histórico



     A Páscoa é um evento religioso cristão, considerado como a maior e mais importante festa da cristandade. Nela, os cristãos das diversas correntes religiosas celebram a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a sua volta à vida após ter morrido crucificado, três dias antes. O fato está descrito nos evangelhos e em diversas escrituras bíblicas e ocorreu ao redor dos anos 30 a 33 d. C.

     O termo Páscoa tem origem no hebraico Pessach, significando passagem. O motivo da festa, no entanto, é diferente. Os judeus comemoram o Pessach em lembrança à libertação do povo hebreu, que era escravizado no Egito, à época de Moisés. Os cristãos mantiveram o nome, pois a vitória de Cristo também é uma passagem, da morte para a vida. As duas festas também estão ligadas pela posição no calendário.
     O calendário judeu é baseado no ciclo lunar, por isso a Páscoa cristã é móvel no calendário cristão, assim como todas as datas relacionadas à Páscoa. A data é calculada como sendo o primeiro domingo após a lua cheia seguinte à entrada do equinócio de outono, no hemisfério sul (ou de primavera, no hemisfério norte). Por essa variação do calendário, a Páscoa pode ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

     As datas móveis relativas à Páscoa são:

- Terça-feira de Carnaval: 47 dias antes da Páscoa;
- Quaresma: inicia na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa);
- Sexta-feira Santa: a sexta-feira imediatamente anterior à Páscoa dia da morte de Jesus;
- Sábado da Solene Vigília Pascal: o sábado de véspera;
- Pentecostes: o oitavo domingo após a Páscoa;
- Corpus Christi ou Corpo de Deus: a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes.



Símbolos


     A Páscoa, para os hebreus, era a festa que celebrava a passagem da escravidão do Egito para a libertação. Para os cristãos significa a passagem da morte para a vida, com a morte de Cristo e sua ressurreição.



     Veja o significado de alguns símbolos:


   • Os ovos de Páscoa trazem a ideia de nascimento, começo de vida. Os cristãos primitivos aproveitaram o costume de presentear com ovos coloridos, realizado por muitos povos da antiguidade, para lembrar a ressurreição de Jesus. A substituição de ovos cozidos pelos de chocolate pode ser explicada pela abstinência de produtos de origem animal que alguns cristãos fazem durante a Quaresma.

• O coelho tornou-se símbolo pascal por sua grande fecundidade. Representa a Igreja que, pelo poder do Cristo, é fecunda na missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

 • O Círio Pascal, uma vela grande que é acesa no Sábado de Aleluia, significa “Cristo, luz dos povos”. Os símbolos Alfa e Ômega, nela gravados, querem dizer que “Deus é princípio e fim de tudo”.

 • A cruz simboliza o sofrimento e a ressurreição de Cristo.

• O Cordeiro é o próprio Cristo, “filho e cordeiro de Deus” que foi sacrificado para salvar a humanidade.

• O pão e o vinho, usados por Cristo na Última Ceia, eram os principais alimentos da época, e representam o corpo e o sangue de Cristo. São símbolos para celebrar a vida eterna.

• Aleluia é uma palavra hebraica que significa "louvem o Senhor com alegria".
• O bolo em forma de pomba, conhecido como colomba pascal, retrata a vinda do Espírito Santo de Deus.




5 comentários:

  1. O Bem e O Mal da Páscoa !

    Para mim a Pascoa não tem o Mal , a pascoa só traz o bem pois foi o Dia em que foi a RESSURREIÇÃO DO NOSSO Jesus Cristo . Além de da Ressurreição tem outro ponto positivo quem que ganhamos vários Ovos de Pascoa de Chocolate ,mas o melhor mesmo é que foi a ressurreição do Nosso Jesus Cristo , porque se não fosse ele não tariamos aqui porque ele dedicou a sua vida para nós salvar . E como todo mundo sabe em que no dia da Páscoa teve uma Ceia .

    DE : YURI BARRETO
    PARA : COLÉGIO VIDA

    ResponderExcluir
  2. Páscoa

    A PÁSCOA para mim não tem " o significado do Mal " pois, só representa o bem como a Ressurreição , Felicidade , Alegria , Paz , Amor , união etc . A páscoa é comemorada em homenagem a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo, este homem que dedicou e dedica sua vida em prol da salvação de todos nós .

    DE : YURI BARRETO
    PARA : COLÉGIO VIDA

    ResponderExcluir
  3. A páscoa não tem nenhum motivo para ser considerada "ruim!"

    É conveniente saber sua origem histórica.
    No século XV a.C., o povo judeu vivia escravizado no Egito.
    O SENHOR DEUS agindo soberanamente na História enviou 9 pragas ao Egito para sensibilizar o Faraó com o objetivo de que o mesmo libertasse o seu povo!
    Como o Faraó não atendeu,
    o SENHOR ordenou que Moisés mandansse o povo providenciar um
    um cordeiro sem mácula, sacrificassem-no e passassem o seu sangue nas ombreiras e na verga das portas pelo lado de fora, para que, quando fosse castigar mais mais uma vez Faraó,
    o castigo não os atingisse.

    A PÁSCOA. É um acontecimento religioso pelo qual se pretende comemorar a ressurreição de CRISTO, lembrando os fatos meramente históricos de seus sofrimentos. É precedida pela quaresma: da 4ª feira de cinzas até ao que se convencionou chamar domingo da ressurreição. A páscoa está, pois, ligada à festa pagã do carnaval, no calendário católico.

    ResponderExcluir
  4. A pascoa tem vários lados sendo eles bons e ruins , porque ruim? Porque para mim nascer sem pecados alguém teve que sofrer , que apanhar, e esse alguém foi o meu salvador e a dor que ele sentiu reflete até nos dias de hoje , ou talvez porque as vezes as pessoas só se importem com o material ou que vão ganhar (chocolate). Um dos sentidos bons da páscoa é que tem gente que ainda se importa com aquele que sofreu por elas , que não se importam apenas com o que elas vão ganhar , mas sim com o verdadeiro significado e real da páscoa : Celebrar a morte e ressurreição daquele que deu a vida por nós.

    Beatriz Brandão

    ResponderExcluir
  5. -Pontos negativos:As pessoas sofreram muito com a morte de Jesus,é dificil pra uma mãe ver o filho sofrer da forma que Maria viu Jesus morrer.As pessoas se esqueçeram que o verdadeiro sentindo da páscoa e a morte e resureição de Jesus,valorizão mas os ovos de chocolate e coelinhos.

    -Pontos Positivos:Essa epoca mais doque qualquer outra é tempo de reflexão,perdão rever os seus erros.

    ResponderExcluir